quinta-feira, 30 de junho de 2011

Biografia de Bruce Lee

Bruce Lee com 13 anos
Lee Jun Fan (Bruce Lee) nasceu no dia 27 de Novembro de 1940, no ano do Dragão, em São Francisco, Califórnia, Bruce Lee ele tinha quatro

Yip Man e Bruce Lee treinando
Com três anos de idade Bruce e seus pais soltam para china, aos 13 anos conheceu O Grande Mestre Yip Man e começou a treinar Wing Chun, visando aliviar a insegurança pessoal que estava presente em sua vida, entre as brigas com Ganges na cidade de Hong Kong. Aos 18 anos, foi para os Estados Unidos para se afastar das brigas entre as Ganges chinesas e também para estudar Filosofia na Universidade de Seatle - Washington. Também passou a trabalhar como garçom num restaurante de uma amiga da família, Ruby Chow, em Chinatown. Passou a ser um mestre dentro do campus da faculdade, mesclando a arte marcial à filosofia. Foi daí que surgiram seus primeiros "alunos", que eram seus amigos. Ele não cobrava nada de ninguém.


Começaram a fazer, então, com que Bruce abrisse a sua própria academia de Kung Fu, e daí, poderia cobrar de seus alunos para se manter. Eis que em 1963, em paralelo com a faculdade, Bruce abre o "Lee Jun Fan Kung Fu Institute", sua própria academia, passando a dar aulas para seus amigos neste local onde ele também morou em um quarto pequeno na parte de trás.

Um de seus alunos em 1963 foi um calouro na Universidade de Washington, Linda Emery.Não demorou muito do instrutor ficar mais interessante que as lições. Bruce e Linda estavam casados em 1964. Naquele momento, Bruce havia decidido fazer uma carreira pedagógica de Kung-fu. Seu plano envolveu abertura de várias escolas ao redor do país e treinando os instrutores assistentes para ensinar em sua ausência. Deixando sua escola de Seattle nas mãos de Taky Kimura, Bruce e Linda se mudaram para Oakland onde Bruce abriu sua segunda escola com James Lee. Os dois haviam formado uma amizade durante os anos com cada ambulante frequentemente entre Seattle e Oakland. James foi um lutador de Kung-fu de modo atrás, mas quando ele viu a matéria-prima de Bruce ele ficou tão impressionado que quis unir-se com ele começando uma escola. Assim a segunda filial de Jun Fan Gung Fu Institute foi fundada.

Tendo estado agora nos Estados Unidos durante cinco anos, Bruce havia deixado para trás qualquer pensamento de agir como uma carreira, e se dedicou completamente à sua escolha de artes marciais como uma profissão. Até agora o Kung-fu de Bruce consistiu principalmente em técnicas de Wing Chun e teoria que ele havia aprendido com o Grande Mestre Yip Man. Gradualmente entretanto, por causa de seu interesse germinando na filosofia de artes marciais e seu desejo para melhoria de si mesmo, ele estava ampliando seu repertório. Um incidente particular apressou seu processo de auto-exploração. Em 1964 Bruce foi desafiado por alguns lutadores de Kung-fu de São Francisco que contestou o seu ensino à alunos não-chineses. Bruce aceitou o desafio e os homens chegaram ao kwoon em Oakland no dia designado para a face off. As condições eram que se Bruce fosse derrotado ele teria que deixar de ensinar aos não-chineses. Foi uma luta curta com o lutador de Kung-fu da cidade que se rende quando Bruce o mantém fixado ao chão aproximadamente após três minutos. A significação dessa luta foi que Bruce ficou extremamente desapontado com seu próprio desempenho. Embora ele tenha ganho, ele ficou sem fôlego e desanimado sobre sua inabilidade de prender o homem no chão dentro de três minutos. Isso marcou um momento decisivo para Bruce em sua exploração de sua arte marcial e o encarecimento de sua aptidão física. Assim começada a evolução do Jeet Kune Do.


O soco de uma polegada de Bruce Lee
Da mesma maneira que Bruce estava concretizando seus planos para ampliar suas escolas de artes marciais, o destino pisou pra mover sua vida pra outra direção. Em anos anteriores Bruce havia tido o conhecimento de Ed Parker, amplamente considerado o pai do Kenpo Americano. Em agosto de 1964, Ed convidou Bruce pra Long Beach, CA para dar uma demonstração em seu Primeiro Torneio Internacional de Karatê. A exibição de Bruce foi espetacular. Ele usou Taky como seu parceiro e demonstrou suas técnicas de Chi Sao com os olhos vendados. Em um certo ponto ele usou um membro da audiência para mostrar o poder de seu soco de uma polegada. Tal era o carisma de Bruce que ele falava em plena palestra, acrescentando humor nos seus comentários enquanto demonstrando enfaticamente ao mesmo tempo sua força, precisão e velocidade.

Um membro da audiência era Jay Sebring, um estilista de cabelo famoso das estrelas. Como isso teria destino, na semana seguinte, Jay estava cuidando do cabelo de William Dozier, um produtor estabelecido. Sr. Dozier mencionou a Jay que ele estava procurando um ator para fazer o papel do filho de Charlie Chan em umas séries a serem intituladas, “Number One Son.” Jay falou para o produtor sobre ter visto este jovem espetacular homem chinês que fez uma demonstração de Kung-fu em algumas noites antes. Sr. Dozier obteve uma cópia do filme que foi levado ao torneio de Ed Parker. Na semana seguinte ele chamou Bruce na casa em Oakland e o convidou pra ir a Los Angeles para um teste de cinema.

O teste de cinema de Bruce foi impressionanteOne Son” tinham sido largados. Sr. Dozier foi imergido agora na produção do seriado “Batman”, mas ele ainda quis pendurar sobre Bruce. O plano era que se Batman tivesse êxito por mais de uma temporada, então Dozier quis capitalizar na popularidade de outro personagem de livro cómico, “O Besouro Verde” com Bruce fazendo o papel de Kato. Impedir o Bruce de assinar com outra pessoa, Sr. Dozier lhe pagou uma quantia de 1,800 dólares, opção por um ano.
Sobre essas coisas de tempo estava mudando na vida pessoal de Bruce como bem. Seu primeiro filho, Brandon Bruce Lee, nasceu 1 de Fevereiro de 1965. Uma semana depois o pai de Bruce, Lee Hoi Chuen, morreu em Hong Kong. Bruce estava contente que seu pai havia sabido sobre o nascimento do primeiro neto na família Lee. Dado esses acontecimentos e a chegada do dinheiro de opção de quantia global, Bruce decidiu que estava na hora de fazer uma viagem para Hong Kong visitar sua mãe e apresentar a família, Linda e Brandon. Eles ficaram no apartamento da família em Nathan Road durante quatro meses. Enquanto lá o Bruce poderia “praticar Kung-fu” com o Mestre Yip Man e os alunos da escola de Wing Chun.

Em 1966, a produção começou em “O Besouro Verde.” A filmagem durou seis meses, as séries para uma temporada, e isso foi o fim disso. O pagamento recebido por Bruce era de 313 dólares por semana, que parecia ser muito dinheiro na ocasião. Primeiro quando eles iniciaram a filmagem, as câmeras não puderam registrar as cenas de luta claramente por causa da velocidade de Bruce. Eles lhe pediram que reduzisse a velocidade pra captura da ação. Os movimentos de Kung-fu de Bruce emocionaram o público, e o seriado se tornou um artigo de colecionador procurado em anos seguintes. Bruce manteve uma amizade com Van Williams que fez o papel de Britt Reid.

Uma grande bênção foi a chegada de uma filha, Shannon Emery Lee, no dia 19 de Abril de 1969. Ela trouxe uma grande alegria pra casa de Lee e logo teve o papai dela ao redor o dedo mindinho dela.

Durante este tempo Bruce continuou o processo que ele havia começado em Oakland em 1964, a evolução de seu modo de artes marciais que ele chamou Jeet Kune Do, “O Caminho do Punho Interceptador.” Ele leu e escreveu seus pensamentos extensivamente sobre combate físico, a psicologia de lutar, as raízes filosóficas de artes marciais, e sobre motivação, auto-atualização e liberação do indivíduo. Graças a este período em sua vida que era às vezes frustrante nós sabemos mais da mente de Bruce Lee pelas escritas dele.

Esta época Bruce já era um dos maiores astros de filmes de artes marciais talvez o maior. Fez diversos filmes durante sua carreira e se tornou "A Lenda" que é hoje.

No dia 20 de Julho de 1973, Bruce teve uma dor de cabeça secundária. Foi oferecido a ele um analgésico de prescrição chamado Equagesic. Depois de tomar a pílula, ele foi se deitar e entrou em um coma. Ele não pôde ser reavivado. Patologia forense extensa foi feita para determinar a causa de sua morte que não foi imediatamente aparente. Num dia nove o inquérito de juiz investigador de morte suspeita foi estado de acordo com testemunha dada por patologistas renomados voados ao redor do mundo. A determinação foi que o Bruce teve uma reação hipersensível a um ingrediente no medicamento de dor que causou uma inchação do fluido no cérebro, enquanto resultando em um coma e morte.

O mundo perdeu uma estrela brilhante e um ser humano evoluído naquele dia. Seu espírito permanece em inspiração a números incontáveis de pessoas ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário